Roberta Sá
Direção Artística - 2020: Gigi Barreto
Co-direção: Thiago Sacramento
Fotografia: Bob Wolfenson
Fotografia: Pedro Bucher
Fotografia: Roberta Sá
Fotografia: Pedro Bucher
Aceitar o convite de Roberta Sá para a Direção Artística da turnê Mátria foi dizer “sim” a uma artista liberta para se metamorfosear em desdobramentos inteligentes de si mesma. Nosso processo, desde o “sim” até hoje, foi também de metamorfoses insuspeitas. Sem que pudéssemos prever, a turnê foi adiada devido à pandemia que atualmente assola o mundo, e, sem que tivéssemos planejado, fomos abduzidas para dentro de uma parceria de cumplicidade e escuta que extrapolou Mátria e se tornou um olhar sistêmico para a carreira de Roberta – que já comemora 15 anos de shows nos principais palcos do país, ao lado de grandes nomes da música brasileira.
Mátria inspirou uma sessão de fotos com Bob Wolfeson e nossa ideia era encontrar a Roberta Sá essencial, crua, em sua verdade pura, frágil e forte. Nada de afirmar uma musa, nada de idealizar uma artista. E com este propósito, chegamos no mais potente: sim, ela deveria estar despida neste ensaio. E sem retoques. As fotos de Mátria inauguram um marco na carreira da artista: nunca esteve tão exposta, nunca esteve tão natural , nunca esteve tão potente.
Enquanto iniciávamos a criação de Mátria, fizemos o projeto de Roberta Sá para o Carnaval 2020. Desenvolvemos figurinos com Matheus Martins sob várias perspectivas estéticas e levamos Roberta a encarnar algumas versões de si própria, que caíram nos blocos, na mídia e trouxeram a construção de uma nova identidade estética. Outro vetor foi trabalhar a aproximação da cantora aos públicos da geração Millennialls e Geração Z. Convidamos a dupla DKVPZ, contemporâneos, para o remix da canção Ela Diz que me Ama, e assim apresentamos Roberta Sá a um nicho que não a conhecia.
Neste extato instante, de isolamento social, desenvolvemos com Roberta o projeto 8ITO: lives em que faz uma releitura dos oito discos que compõem seus 15 anos de carreira. Para realizarmos 8ITO, dirigimos as fotos através de conferências on-line e Roberta cuidou do make, do cabelo, do clique. É isso. Lançamos a proposta de buscar a Roberta essencial, encontramos a mulher possível, sem retoques, encontramos também a artista 100% autônoma, no projeto 8ITO. Nessa jornada, que tanto tem nos orgulhado, Roberta estabelece conexão direta com seu público: consegue um aumento exponencial de seguidores, chegando a 100 mil, nos principais canais virtuais.