Orla Rio
Rebranding
Rio de Janeiro, Brasil, 2019
Projeto: Gigi Barreto Estudio em colaboração
com equipe da Orla Rio
A Orla Rio detém a concessão de 310 quiosques situados nas praias cariocas, entre o Leme (Zona Sul) e a Prainha (Zona Oeste), além de 27 postos de salvamento. Nosso trabalho aqui foi refazer o branding da empresa, mas, para isso, precisávamos compreender como o público frequentador dessas praias se relacionava com elas, o que desejava viver nelas. Entrevistamos 75 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, representantes dos mais variados segmentos da sociedade civil, bem como das mais variadas regiões do Rio, Zona Oeste, Baixada Fluminense, Zona Sul, subúrbio, periferia. Acessamos jornalistas, arquitetos, estudantes, um pesquisador da Baía de Guanabara, frequentadores da praia – variedade interessante de pessoas que nos trouxeram diferentes expectativas sobre uma praia democrática, diversa, limpa, segura. Somente após esta escuta atenta, partimos então para, juntamente com a equipe da Orla Rio, trabalhar o Rebranding – desde valores, missão e nova visão da empresa, passando por uma avaliação sobre potências e fragilidades, até o desenho da nova marca e essa nova identidade visual em uniformes, frota, papelaria. Criamos um filme manifesto e, recentemente, um pequeno filme onde falamos sobre a saudade da praia, em tempos de isolamento. Este foi um trabalho grande, intenso, que nos deixou como síntese quatro pilares que norteiam a Orla Rio: Cultura e Comportamento; Sustentabilidade; Empreendedorismo; e Inovação.